O professor Desidério Murcho inicia hoje um curso que talvez interesse aos leitores deste blog

Segue mensagem do Professor, que tomo a liberdade de reproduzir para divulgar:

“Queridos alunos

Muitas pessoas me fizeram perguntas sobre os conteúdos do curso remoto que começa amanhã, pelo que resolvi enviar estes esclarecimentos para todos ao mesmo tempo.

Os conteúdos do curso correspondem em parte ao que por vezes se chama “Pensamento Crítico”, que foi um movimento e uma expressão que surgiu nos EUA na década de 70 do século passado. Há inúmeros livros sobre o tema, porque quase todos os cursos universitários, nos EUA, tem uma cadeira de pensamento crítico.

A ideia principal aqui é aprender a pensar melhor. Claro que pensar melhor tem um impacto imenso nas nossas vidas, seja quando tomamos decisões, seja quando assumimos posições acerca de questões políticas, sociais ou filosóficas. Porém, as abordagens mais comuns à aprendizagem do pensamento crítico não são inteiramente apropriadas, do meu ponto de vista — e isso é algo que no decorrer do nosso curso se tornará patente.

O que faremos, então, é usar os últimos desenvolvimentos da lógica e da psicologia cognitiva para oferecer orientações práticas que nos ajudem realmente a pensar melhor. O primeiro passo para isso é compreender, por um lado, vários aspetos lógicos e epistemológicos do raciocínio dedutivo e indutivo (os únicos dois tipos principais de raciocínio discursivo), e, por outro, vários aspetos epistemológicos sobre o raciocínio e o papel que este desempenha nas nossas vidas. Por último, estes dois aspetos não têm grande aplicação prática caso se desconsidere o que se sabe hoje sobre os muitos vícios humanos associados ao raciocínio, e sobre o que conseguimos fazer para limitar drasticamente esses vícios.

Espero que estes esclarecimentos sejam úteis. O curso não pressupõe qualquer formação filosófica ou lógica prévias.

A primeira aula é já amanhã, segunda-feira, às 20:00 horas de Lisboa, 16:00 horas de Brasília. Decorre às segundas e terças-feiras, durante todo o mês de Junho. O preço do curso é de 40 euros (210 reais). Para se inscrever, basta fazer uma transferência nesse valor e enviar-me o comprovante por email (desiderio.murcho@icloud.com). Dados para fazer a transferência:

— Euros —
Wise: BE26 9671 6525 5529.
IBAN: PT50003300000009836207505.
NIB: 0033 0000 000 983 620 75 05 (Millennium BCP).

— Reais —
PIX: 017.459.406-26 (CPF).
Conta-corrente do Banco do Brasil: 19.742-4; Agência: 0473-1 (Ouro Preto).

Caso tenham qualquer dúvida, não hesitem em contactar-me: desiderio.murcho@icloud.com.”

Desidério Murcho https://g.co/kgs/9UeFpB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s