Sobre o Blog

Evitarei a todo custo mencionar pessoas e referir-me a seus atos, pois isto demandaria conhecimento de cuja comprovação não disponho, análise especulativa de suas motivações e fatorial de seus desdobramentos. Quando o fizer, será por necessidade incontornável de fazer entender como cheguei a uma ou outra ideia, estas sim, matéria vulcânica para o que segue.

Nestes casos, de modo a não prejudicar a validade final do argumento, procurarei a concordância de você, Leitor, em boa-fé mútua, de que se está partindo de matéria cediça, em que pese o sentido original deste último vocábulo.

Quando a matéria não for incontroversa, buscarei desdobrar a análise argumentativa em quantas possibilidades se apresentem. Aqui há a maior possibilidade de falhas de minha parte, e a maior necessidade de sua compreensão e colaboração.

No mais, buscarei apoiar-me em ideias simples, que possam sustentar-se em intrínseco e inequívoco valor de verdade de modo a evitar o terreno pantanoso da polêmica, da suposição infundada, dos argumentos falaciosos, que só geram debates estéreis, ataques pessoais, intolerância, radicalismo e tantas outras ameaças ao exercício saudável da cidadania.



Em Algo Mais serão coligidos textos que não se enquadrarem nas categorias principais, os temas centrais abordados neste blog:

  • Antecovidiano é o período da história da humanidade imediatamente anterior à pandemia de Covid19, normalmente entendido como estendendo-se entre os anos de 2000 e 2019, podendo fazer referência as últimas décadas do século 20 para propiciar melhor entendimento dos processos de mudança que vinham se acelerando desde então e que em grande parte tiveram algum desfecho importante ocasionado, precipitado ou intensificado pelo acontecimento que, deflagrado pela crise sanitária de escala mundial, teve reflexos e impactos também globais sobre todas as áreas da atividade humana.
  • O tema Despolarização reflete preocupação com o caráter difuso e generalizado que posições extremistas, radicais, intolerantes, partidaristas, sectárias, maniqueístas, simplistas, arrogantes, unilaterais se apresentam no seio da sociedade brasileira, com efeitos deletérios para a convivência pacífica, democrática, harmônica e proveitosa entre setores e campos ideológicos.
  • O termo Pandemídia refere-se à elevada quantidade de informação produzida e disseminada sobre a pandemia de Covid19. Vários fatores contribuem para que essas informações ressintam-se de uniformidade, comprovação de veracidade, objetividade e tempestividade.
  • Poscovid reúne conteúdo referente ao período após a eclosão da pandemia de Covid19 provocada pelo coronavírus; no momento reveste-se de caráter especulativo e intencional.
  • Pensando sozinho talvez venha a reunir os textos mais pretensiosos e perigosos. São ideias não suficientemente discutidas ou aprofundados e que ainda por cima vêm carregadas da suma pretensão de originalidade, como se isso fosse possível. Peço que ajudem-me a construir algo de bom em torno delas ou simplesmente me demonstrem a necessidades de descartá-las.

Lyrics reunirá textos inspirados e relacionados aos temas tratados transversalmente no blog, mas em forma de verso, na maior parte das vezes em língua inglesa.

Todo o conteúdo aqui postado reveste-se da pretensão de apontar, se não um melhor entendimento, pelo menos uma melhor atitude na discussão dos temas.

O amor nos tempos do Covid19 é um exercício livre e despretensioso no manejo das emoções e do vernáculo, a que peço antecipadas desculpas. Serve apenas à minha autocomplacência. Não lhe deem tanta atenção.

Pensar é fácil, difícil é fazer-se entender!

%d blogueiros gostam disto: